segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semente de abóbora emagrece, melhora o intestino, diminui o colesterol e seca a barriguinha!


Você sabia que a semente de abóbora emagrece? Isso mesmo! E ainda melhora o intestino e o humor proporcionando saúde e bem-estar,confira á seguir!

Semente de abóbora emagrece, melhora o intestino e o humor!

A semente de abóbora ajuda a emagrecer porque é rica em ômega 9, uma gordura boa para o corpo. "Ela previne o acúmulo de colesterol no sangue e evita o acúmulo de gordura na barriga", explica a nutricionista Flávia Figueiredo. A semente também é rica em fibras. "A digestão dela é mais demorada no estômago. Por isso, ela reduz a vontade de comer entre as refeições", diz.

Quando chegam ao intestino, as fibras da semente grudam nos açúcares e gorduras presos na região. "Elas varrem essas substâncias para fora do corpo, melhorando o funcionamento do intestino."

A semente de abóbora também aumenta a produção de serotonina no cérebro, proporcionando uma sensação de bem-estar e melhorando o humor e a disposição.

Forma de consumo

A semente de abóbora pode ser consumida crua ou processada, como farinha ou óleo. "Os benefícios são os mesmos em todos os formatos", diz a nutricionista. O ideal é consumir 30 g por dia. A quantidade equivale a duas colheres (sopa) do óleo da semente e entre duas e três colheres (sopa) da semente crua ou em pó.

A nutricionista sugere consumir a semente crua como aperitivo, entre as refeições, ou triturá-la e misturar em saladas ou sucos naturais.

Prepare a farinha em casa!

Retire as sementes de uma abóbora grande e lave-as. Deixe secar durante um dia em uma peneira para eliminar a água. Asse no forno por meia hora ou até que fiquem amarelas. Dá para consumi-las assim, como aperitivo. Mas também é possível triturá-las para jogar na comida ou em sucos. Basta colocar tudo no liquidificador e bater até o pó ficar homogêneo. Uma abóbora rende 400 g de farinha de semente, o suficiente para 20 dias de consumo.

Cardápio da dieta

Café da manhã
· 200 ml de café preto adoçado com açúcar mascavo
· 2 fatias de pão integral com geleia ou queijo tipo polenguinho
· 1 fatia de queijo branco
· 1 fruta (maçã, banana ou mamão) com aveia

Dica da nutricionista: Use adoçante no lugar do açúcar mascavo, que tem a mesma quantidade de calorias do branco.

Lanche da manhã
· 1 fruta ou 1 copo (200 ml) de suco natural
· 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora torrada

Almoço
· 3 colheres (sopa) de arroz
· 1 concha de feijão (lentilha ou grão de bico)
· 1 porção de carne cozida (filé, frango, peixe)
· 1 xícara de abobrinha cozida
· Salada de folhas variadas, palmito, cenoura ralada com 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora

Dica da nutricionista: Prefira arroz integral ou parboilizado, que têm maior quantidade de fibras e melhoram o trânsito intestinal.

Lanche da tarde
· 1 copo (200 ml) de suco natural com 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora
torrada
· Bolacha integral com um mix de castanhas

Jantar
· Salada de folhas variadas (alface, rúcula, agrião)
· 1 filé grelhado de frango

Dica da nutricionista: Restrinja o consumo a três bolachas por dia. À noite, invista em chás que ajudam na digestão, como os de erva-doce, camomila e erva-cidreira.

Atenção: Praticar atividade física regularmente (sob orientação médica)potencializa o processo de emagrecimento. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: M de Mulher,Revista Sou Mais Eu

Nenhum comentário:

O que e preciso para ter uma boa saúde

Seguidores