quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

huuuuuuuuuummmmmmm Benefícios da gelatina para a dieta, saúde e beleza mais receitas saborosas e nutritivas.só para você!

Gelatina no verão é uma delícia! Além de ser uma opção refrescante, leve e saborosa para manter-se na dieta e suportar as altas temperaturas da estação esse pozinho pode trazer ´numeros benefícios á sua beleza e saúde. Conheça suas propriedades á seguir.

Muito além da fama de emagrecedora
Ela ganhou a fama de ser o alimento número 1 quando o assunto é dieta. Saborosa, refrescante, hipocalórica, que ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e fácil preparação.

Uma composição que favorece a pele e melhora o humor
A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma ideia da importância da gelatina, ela possui nove tipos deles, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz.

Controla colesterol, triglicérides e glicemia
Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia.

Juventude e beleza á base de gelatina
E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos. Ainda não está convencido do poder da gelatina? Então dá uma olhadinha nos detalhes abaixo.

Muito mais benefícios á vista!
Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose.

A gelatina ainda é rica em proteína, fortalecendo os ossos e previnindo o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas.

Além disso é utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!

Já para a mesa!
Por apresentar facilidade em ser convertida para a forma sólida e líquida por meio do aquecimento, a gelatina torna-se um produto ideal para fazer ou acompanhar sobremesas como gomas, caramelos, iogurtes, mousses, tortas, bolos e sorvetes. Além de ganhar na praticidade em prepará-la, a gelatina pode dar um charme todo especial ao doce por ser colorida e se adaptar facilmente a qualquer formato.

Em cápsulas
Hoje já é possível encontrar, em farmácias especializadas, as gelatinas em cápsulas. Elas apresentam os mesmos benefícios da gelatina em pó, porém, as versões em cápsulas são mais eficientes para a formação de colágeno por serem pura e sem adição de corantes. Quanto à absorção, as do tipo em pó são absorvidas em maior velocidade.

A desvantagem da encapsulada é que para se obter 10g (dose mínima diária) é necessária a ingestão de 20 cápsulas, enquanto na versão em pó, a mesma quantidade é obtida em apenas uma colher de sobremesa. Sempre as utilize com a indicação de um profissional de saúde capacitado, pois a dose pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo.

Não existe contra-indicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos só devem consumir a versão diet. Já para os alérgicos a determinados componentes, o ideal é sempre consultar um especialista antes de consumi-la. O mesmo é recomendado para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, para evitar sobrecargas renais devido á alta quantidade de proteínas.

E falando nisso...
Que tal aproveitar o verão para saborear deliciosas receitas á base de gelatina?

Gelatinas coloridas em camadas

Ingredientes
1 caixa de gelatina em pó sabor amora ou uva
1 caixa de gelatina em pó sabor tutti-frutti
1 caixa de gelatina em pó sabor limão
1 caixa de gelatina em pó sabor abacaxi
1 caixa de gelatina em pó sabor tangerina
1 caixa de gelatina em pó sabor morango
900 ml de água quente
900 ml de água gelada
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
Óleo para untar
Modo de preparo
Dissolver em 150 ml de água fervente o conteúdo da caixinha de gelatina, iniciando pelo primeiro sabor dos ingredientes.Adicionar 150 ml de água gelada á mistura e mexer bem. Em uma fôrma para pudim, com um furo no meio, untada com óleo, despejar metade da gelatina já dissolvida.

Em seguida levar ao congelador da geladeira por 10 minutos.Com a metade da gelatina restante, misturar à ela 6 colheres de sopa de leite condensado e 4 colheres de leite de coco.Passados os 10 minutos da gelatina no congelador, com bastante cuidado, despejar a mistura feita anteriormente e levar novamente para o congelador, dessa vez por 15 minutos.

Repetir o procedimento com os demais sabores, sempre obedecendo os tempos de 10 minutos para a camada de gelatina e 15 minutos para a camada do creme.Após acrescentar a última camada de creme, de morango no caso, levar à geladeira por pelo menos 3 horas e desenformar no momento de servir.

Rendimento:8 porções

Gelatina mosaico

Ingredientes
1 caixinha de gelatina em pó sabor limão
1 caixinha de gelatina em pó sabor abacaxi
1 caixinha de gelatina em pó sabor morango
1 caixinha de Gelatina em pó sabor uva
meio envelope de gelatina em pó sem sabor (6g)
1 lata de Leite condensado tradicional
1 medida (lata) de leite
Modo de preparo
Prepare as gelatinas coloridas separadamente, diluindo cada uma delas em meia xícara (chá) de água fervente e meia xícara (chá) de água fria. Coloque em recipientes refratários retangulares ou quadrados. Deixe esfriar e leve à geladeira, até que fiquem bem consistentes. Retire da geladeira e corte em cubos.

Junte cinco colheres (sopa) de água fria à gelatina sem sabor e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Bata no liquidificador o leite condensado com o leite e a gelatina sem sabor dissolvida até ficar homogêneo. Despeje os cubos reservados de gelatina em taças, despeje sobre eles a mistura de leite condensado e leve à geladeira até ficar consistente.

Sorvete com gelatina

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pacote de gelatina (do sabor de sua preferência)
Modo de preparo
Bater no liquidificador o leite condensado o creme de leite e a gelatina quente até espumar. Colocar em um recipiente e levar ao freezer. Quando congelar, retirar do freezer e bater novamente. Voltar ao freezer.

Balinha de gelatina

Ingredientes
1 pacote de gelatina em pó (sem sabor)
1 pacote de gelatina (no sabor da preferência)
Modo de preparo
Dissolva a gelatina sem sabor em 1/2 copo (125ml) de água.Aqueça o restante da água no microondas por 1 a 2 minutos.Dissolva a gelatina com sabor na água quente e misture a gelatina sem sabor já dissolvida.Coloque em um refratário quadrado ligeiramente untado com óleo e leve a geladeira por 30 minutos.Retire e corte as balinhas.

Gelatina espumante diet

Ingredientes
2 pacotes de gelatina de morango diet ou zero
1 lata de creme de leite diet
A mesma medida da lata de Guaraná Zero
Água para preparar a gelatina
Modo de preparo
Preparar os dois pacotes de gelatina de acordo com as instruções do fabricante (utilizar a quantidade de água para apenas uma receita de gelatina). Bater em um liquidificador a mistura da gelatina, o creme de leite e o guaraná. Colocar o creme em um refratário e leve à geladeira até endurecer.

Com todos os benefícios da gelatina para nossa dieta,saúde e beleza mais essas receitas deliciosas e nutritivas fica muito mais fácil manter a boa forma para curtir o verão e todas as demais estações do ano sempre bem disposto e feliz.Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: Minha Vida, Tudo Gostoso,Nestle,Click Grátis

Dieta para você que gosta de alimentos ricos em vitamina C emagrece, evita derrames, câncer, envelhecimento precoce e muito mais! só para você

Está gripado? Vitamina C e cama! Essa receita é suprarecomendada para esse tipo de doença. Porém os benefícios desse nutriente vão muito além do tratamento de gripes e resfriados. Ao saber de suas propriedades você irá com certeza incluí-la em sua dieta!
Benefícios da vitamina C para a saúde
1- Reduz os sintomas de gripes e resfriados
Quando se trata de um resfriado comum, a vitamina C não funciona como uma cura. Entretanto, alguns estudos mostram que tomá-la para gripes e resfriados pode reduzir o risco de desenvolver pneumonia e infecções pulmonares. De acordo com Daniela, a vitamina C está relacionada com a redução da gravidade dos sintomas e dos dias de duração da doença.
"O poder da vitamina C foi ressaltado pelo pesquisador Linus Pauling, duas vezes ganhador do Prêmio Nobel, em 1954 e 1962", conta a nutricionista Roberta Stella. Ele pregava que altas doses da vitamina agia contra gripes e resfriados. Desde então, o assunto é controverso, mas Roberta lembra que a vitamina C é um nutriente que, em conjunto com diversos outros, faz parte do sistema imunológico, sendo essencial para o nosso sistema de defesa.
2- Trata os males do estresse
Uma pesquisa alemã mostrou que a vitamina C é benéfica para os indivíduos cujo sistema imunológico foi enfraquecido devido ao estresse - complicação muito comum em nossa sociedade.
Os pesquisadores submeteram 120 pessoas a momentos estressantes: falar em público e resolver problemas de matemática. Metade delas receberam 1.000 mg de vitamina C. Como resultado, os principais sinais de estresse, como os níveis elevados de do hormônio cortisol e da pressão arterial, foram significativamente maiores naqueles que não receberam o suplemento vitamínico.
Já os participantes que receberam a vitamina C relataram que se sentiram menos estressados. Isso acontece porque a vitamina cessa a secreção de cortisol, que é o hormônio liberado pela glândula adrenal - em resposta ao estresse - e responsável por transmitir essa "notícia" do estresse para todas as partes do corpo.
Além disso, a nutróloga Daniela Hueb explica que a vitamina melhora o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.
3- Previne o envelhecimento da pele
A Vitamina C também traz benéficos às células no interior e no exterior do corpo. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em 4.025 mulheres, com idade entre 40 e 74 anos. Foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada.
Segundo a especialista Daniela Hueb, o ácido ascórbico - substância contida na vitamina C - é um excelente antioxidante, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células, além de ter um efeito clareador sobre a pele.
A vitamina C pode vir em formas manipuladas como hidratantes para o rosto, com filtro solar que ajuda a prevenir eventuais manchas na pele. Ela também pode ser ingerida em forma de cápsula, gelatinas ou shakes. "É importante, antes de escolher como incluir a vitamina C em sua rotina, não esquecer que ela está presente em alimentos ricos nessa fonte e que devem ser consumidos diariamente e, claro, sempre com acompanhamento médico", adverte a nutróloga.
4- Aumenta a absorção de ferro
Esse nutriente é capaz de aumentar a absorção de ferro, obtido pelos alimentos de origem vegetal - como verduras e feijões -, prevenindo a anemia. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, devido à sua característica antioxidante, a vitamina C consegue modificar a estrutura química do mineral para uma forma mais fácil de ser absorvida pelo organismo.
Roberta afirma que a recomendação diária de vitamina C é de 90 mg para os homens e 75 mg para as mulheres. Ela é facilmente obtida quando a alimentação é adequada. Confira a quantidade do nutriente em alguns alimentos:
Uma fatia grande de abacaxi = 115,9 mg
Uma acerola = 164,3 mg
Uma unidade grande de chuchu = 74,4 mg
Uma unidade média de mamão papaya = 142,6 mg
Uma laranja grande = 135,8 mg
5- Diminui crescimento de tumores
Um estudo publicado pela revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences analisou os efeitos da Vitamina C em tumores cancerosos, e concluiu que ela pode desempenhar um papel fundamental na redução do crescimento desses tumores.
A pesquisa mostrou que, quando ingerida em altas doses, a vitamina pode apresentar um efeito de pró-oxidação, diferente do seu efeito mais conhecido que é a atividade antioxidante. Essa constatação levantou a hipótese de que o efeito pró-oxidante pode gerar radicais livres e peróxido de hidrogênio, o que provocaria a eliminação das células do tumor.
6-Evita doenças oftalmológicas
Um estudo americano, feito pelo National Institutes of Health, descobriu que certas vitaminas e sais minerais, quando consumidos em conjunto diariamente, podem ajudar a evitar a perda de visão relacionada à idade. Este coquetel é composto por vitamina C (500 mg), vitamina E (400 UI), betacaroteno (15 mg), zinco (80 mg) e cobre (2 mg).
7- Reduz o risco de derrames
Pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue podem ter um risco menor de acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Os participantes que tinham esse nutriente em grandes quantidades tiveram um risco 42% menor do que aqueles com baixas concentrações no organismo.
Segundo os autores, as razões para isso não estão completamente esclarecidas, mas eles afirmam que pessoas que comem muitas frutas e verduras têm níveis sanguíneos elevados de vitamina C, o que pode aumentar a prevenção contra derrames.
8- Auxilia na prevenção da artrite
Uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade Monash,na Austrália, mostrou que uma alimentação rica em frutas com vitamina C pode combater a artrite.
Os estudos foram feitos durante dez anos com 293 homens saudáveis e com idades acima de 50 anos. Os resultados mostraram que aqueles que ingeriram frutas com grandes quantidades desta vitamina, apresentaram menor risco de desenvolver a artrite no joelho.
Aqueles que comeram durante este período, vegetais como o brócolis,também apresentaram menor incidência deste problema.
Isto ocorreria,segundo os pesquisadores,devido às altas concentrações de carotenóides, como luteína e zeaxantina, encontrados nestes vegetais e que teriam a propriedades de proteção à cartilagem do joelho.
9- Acelera metabolismo e combate o acúmulo de gorduras
A vitamina C, presente em frutas cítricas e vegetais de folhas escuras, possui duas propriedades que auxiliam o emagrecimento: ela acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias, e combate o acúmulo de gorduras no corpo.
E falando nisso...
Confira três receitas de sucos emagrecedores ricos em vitamina C.
Suco de laranja com beterraba
Ingredientes
3 laranjas espremidas
½ beterraba picada
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador.
Suco refrescante de couve com limão
Ingredientes
1 limão espremido com gelo
½ folha de couve
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador.
Suco de acerola com manjericão
Ingredientes
1 polpa individual de acerola
2 folhinhas de manjericão
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador.
Suplementação só com prescrição médica
Como todo medicamento, é preciso consultar um especialista antes de tomar a iniciativa de ingerir suplementos da vitamina. A nutricionista Kelly Balieiro, do Laboratório da Mulher Femme, diz que a deficiência é comum na gestação - devido ao surgimento da doença hipertensiva e pré-eclampsia - e em fumantes, que necessitam de mais vitamina antioxidante para combater os radicais livres ocasionados pelo fumo.
No entanto, mesmo nesses casos, nem sempre é preciso recorrer a suplementos. "Pelas fontes alimentares, conseguimos obter boa parte das necessidades diárias ou até em excesso. A ANVISA se limita a 1000mg/dia como consumo máximo seguro da vitamina C.
Abusar desse nutriente pode provocar diarréia osmótica, distúrbios gastrointestinais, aumento da excreção de oxalato - responsável pela formação de cálculo renal - e aumento da excreção de ácido úrico", conta Kelly.
A vitamina C é realmente poderosa para proteger nossa saúde e manter a boa forma. Para seguir uma dieta rica no nutriente ou fazer uso de suplementação consulte um médico e um nutricionista.
Fonte: Minha Vida, Acre Notícia, Revista Veja, M de Mulher

O que e preciso para ter uma boa saúde

Seguidores