quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Geração saúde

Os jovens estão freqüentando a academia de ginástica cada vez mais cedo. Isso é bom, desde que haja orientação


Alguns anos atrás, os adolescentes costumavam praticar esportes na rua, na escola e nos clubes. Hoje, cada vez mais, eles se deixam atrair pelas academias que, de olho no filão, oferecem programas específicos para jovens. Os especialistas julgam essa busca positiva, uma vez que é uma contrapartida ao hábito alimentar à base de fast-food e ao sedentário computador com seus jogos.

Porém, pais e jovens devem ficar atentos quanto aos riscos envolvidos. Com o corpo do adolescente ainda em formação, ele fica inseguro com respeito à própria aparência. Muitos acham que o corpo já definiu sua silhueta e ficam desesperados querendo mudar a situação. Para isso, às vezes, recorrem aos exercícios com pesos nas salas de musculação, praticando excessos. A maioria das garotas almeja ter o corpo como o das famosas modelos. Diante disso, é preciso haver orientação adequada e bem criteriosa quanto à forma de se exercitar, especificamente no caso da musculação, visando à harmonia integral e boa postura do corpo.

Ao freqüentar academias, o adolescente deve cuidar para não criar obsessão. Garotos que se tornam obsessivos na prática de musculação acabam se tornando suscetíveis a um transtorno psíquico conhecido como vigorexia (ver quadro). Apesar de musculoso, o rapaz se olha no espelho e acha que está flácido. Isso leva ao ganho exagerado de massa muscular e à tentação dos anabolizantes. O contrário disso – a obsessão de perder peso – não é menos perigoso. Já não são raros os casos de meninas jovens que morrem escravizadas por dietas para perder peso, em que se inclui a utilização de laxantes, diuréticos e o vômito auto-induzido. Elas são as maiores vítimas da obsessão pela magreza. Adriana Couto Gabriel de Almeida.DA REVISTA VIDA E SAÚDE

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sugestões para incluir vegetais em sua dieta e ganhar saúde e beleza





Se quiser ficar livre de problemas de saúde, invista nas diversas cores do mundo vegetal. Além da alta concentração de vitaminas, minerais e fibras, estes alimentos possuem substâncias fitoquímicas de nomes estranhos, como flavonóide, licopeno, antocianina.

São elas que conferem a cor diferenciada aos vegetais e têm sido amplamente estudadas por seu efeito protetor, principalmente antioxidante, capaz de impedir o desgaste natural das células. Por isso mesmo os vegetais e as frutas são importantes desde a infância até a vida adulta.

Esteticamente, esses alimentos também proporcionarem uma pele mais bonita e saudável. Para ajudar você a se convencer a comer mais frutas e vegetais, aqui vão algumas alternativas saborosas de como incluir estes alimentos no seu dia a dia:

Frutas

- Purês de frutas dão ótimas sobremesas. Basta cozinhar com pouca água e introduzir, a gosto, um pouco de adoçante ou açúcar (o mínimo possível deste). Frutas também podem ser grelhadas ou assadas na frigideira com uma pitada de mel e canela, ou especiarias diferentes como nós moscada e cardamomo.

- Aposte em diferentes tipos de frutas secas e desidratadas. Picadas e misturadas entre si elas são versáteis para a hora que bater a fome nos intervalos entre as refeições.

Legumes e verduras

Alimentos altamente nutritivos e de baixo valor calórico, eles são ideais para dar volume ao seu cardápio, muita cor e se preparados da forma correta, dão sabor. Mesmo para aqueles que não gostam, podem passar a incluí-los no menu se:

- Misturá-los a alimentos como arroz e purê. Arroz com cenoura, brócolis e vagem é um bom começo. Já o tradicional purê de batata pode se tornar mais nutritivo ao incluir cenoura ou abóbora.

- Feijão também fica mais rico em antioxidantes quando cozido com abobóra e cenoura. Eles se dissolvem com o calor e o gosto se atenua.

- Salada bem gelada é o truque das cadeias de fast-food para tornar as verduras mais atraentes. Siga a onda. Vegetais crocantes, como alface, cenoura, repolho roxo, cenoura ralada ou baby carrot, são bons de se comer frios. Basta temperar com um molho bem saboroso. Se possível, coloque no congelador minutos antes de servir.

- Molho de tomate é também uma forma de incluir mais vegetal no seu dia a dia. Ele é fonte de vitamina C e de licopeno, um poderoso antioxidante.

- Coma palmito, cogumelo e aspargos, eles também são do reino vegetal. Para evitar o excesso de sal dessas conservas, invista nas versões “in natura”, cozinhe no vapor e sirva bem temperado.

- Capriche nos molhos sem aumentar as calorias. Mas ajuste a porção: apenas 2 colheres. Anote o que vale para não ganhar peso: limão, aceto balsâmico, shoyu light (com moderação devido o sódio), molhos prontos (selecione versões de até 40 calorias por colher), iogurte, maionese e ervas.

Já o azeite e os óleos vegetais, apesar de saudáveis, adicionam bastante calorias (90 por colher), e são melhores se você estiver no seu peso adequado!

- Inclua um ou dois (no máximo) dos ingredientes a seguir, controlando em uma colher de sopa, para dar mais sabor sem exceder nas calorias: carpaccio, queijo, ovo, kani, atum, salmão, fruta picada, castanhas.

- Para iniciar as pazes com os legumes, grelhe alguns deles em frigideira quente e sirva com shoyu diluído. Abobrinha, berinjela, tomate, cebola, brócolis ficam ótimos feitos desta forma! Ou então rale e refogue com caldo de legumes, tempere com um toque de ervas e pimenta.

- Inicie o consumo de vegetais aos poucos, misturando no arroz, incluindo no recheio da omelete, ou adicionado em preparações com carne ou frango refogados. Vale ainda incluir na sopa ou no purê – no início batidos ou amassados.

Consuma mais alimentos vegetais e tenha saúde e disposição para curtir a vida, além de reforçar a beleza.

Fonte: Marie Claire

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semente de abóbora emagrece, melhora o intestino, diminui o colesterol e seca a barriguinha!


Você sabia que a semente de abóbora emagrece? Isso mesmo! E ainda melhora o intestino e o humor proporcionando saúde e bem-estar,confira á seguir!

Semente de abóbora emagrece, melhora o intestino e o humor!

A semente de abóbora ajuda a emagrecer porque é rica em ômega 9, uma gordura boa para o corpo. "Ela previne o acúmulo de colesterol no sangue e evita o acúmulo de gordura na barriga", explica a nutricionista Flávia Figueiredo. A semente também é rica em fibras. "A digestão dela é mais demorada no estômago. Por isso, ela reduz a vontade de comer entre as refeições", diz.

Quando chegam ao intestino, as fibras da semente grudam nos açúcares e gorduras presos na região. "Elas varrem essas substâncias para fora do corpo, melhorando o funcionamento do intestino."

A semente de abóbora também aumenta a produção de serotonina no cérebro, proporcionando uma sensação de bem-estar e melhorando o humor e a disposição.

Forma de consumo

A semente de abóbora pode ser consumida crua ou processada, como farinha ou óleo. "Os benefícios são os mesmos em todos os formatos", diz a nutricionista. O ideal é consumir 30 g por dia. A quantidade equivale a duas colheres (sopa) do óleo da semente e entre duas e três colheres (sopa) da semente crua ou em pó.

A nutricionista sugere consumir a semente crua como aperitivo, entre as refeições, ou triturá-la e misturar em saladas ou sucos naturais.

Prepare a farinha em casa!

Retire as sementes de uma abóbora grande e lave-as. Deixe secar durante um dia em uma peneira para eliminar a água. Asse no forno por meia hora ou até que fiquem amarelas. Dá para consumi-las assim, como aperitivo. Mas também é possível triturá-las para jogar na comida ou em sucos. Basta colocar tudo no liquidificador e bater até o pó ficar homogêneo. Uma abóbora rende 400 g de farinha de semente, o suficiente para 20 dias de consumo.

Cardápio da dieta

Café da manhã
· 200 ml de café preto adoçado com açúcar mascavo
· 2 fatias de pão integral com geleia ou queijo tipo polenguinho
· 1 fatia de queijo branco
· 1 fruta (maçã, banana ou mamão) com aveia

Dica da nutricionista: Use adoçante no lugar do açúcar mascavo, que tem a mesma quantidade de calorias do branco.

Lanche da manhã
· 1 fruta ou 1 copo (200 ml) de suco natural
· 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora torrada

Almoço
· 3 colheres (sopa) de arroz
· 1 concha de feijão (lentilha ou grão de bico)
· 1 porção de carne cozida (filé, frango, peixe)
· 1 xícara de abobrinha cozida
· Salada de folhas variadas, palmito, cenoura ralada com 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora

Dica da nutricionista: Prefira arroz integral ou parboilizado, que têm maior quantidade de fibras e melhoram o trânsito intestinal.

Lanche da tarde
· 1 copo (200 ml) de suco natural com 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora
torrada
· Bolacha integral com um mix de castanhas

Jantar
· Salada de folhas variadas (alface, rúcula, agrião)
· 1 filé grelhado de frango

Dica da nutricionista: Restrinja o consumo a três bolachas por dia. À noite, invista em chás que ajudam na digestão, como os de erva-doce, camomila e erva-cidreira.

Atenção: Praticar atividade física regularmente (sob orientação médica)potencializa o processo de emagrecimento. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: M de Mulher,Revista Sou Mais Eu

O que e preciso para ter uma boa saúde

Seguidores